“Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.” Drummond de Andrade
Quarta-feira
20
Outubro
2021
INFORMATIVO VIRTUAL
INFORMANDO COM CREDIBILIDADE
ACESSOS
 
 
DISTRITO FEDERAL APROVA LEI QUE PROÍBE O ACORRENTAMENTO DE ANIMAIS
Por: Rafael Mattos dos Santos
 
Publicado em 09/09/2021 as 11:09
A+ A-
 

QUEM NÃO SE DERRETE COM O OLHAR DE UM CÃOZINHO, DE UM GATO, OU DE OUTROS ANIMAIS DOMÉSTICOS QUE SÃO EXTREMAMENTE FIÉIS E AMAM SEUS TUTORES? QUEM NÃO QUER DAR À ELES CONDIÇÕES DE TER UMA VIDA SAUDÁVEL E FELIZ?

 

QUEM CONHECE O AMOR DESTES SERES, FICA NÃO SÓ SENSIBILIZADO, MAS HORRORIZADO AO TOMAR CONHECIMENTO DE CASOS DE MAUS TRATOS. SÃO CRIMES QUE CHOCAM A SOCIEDADE, QUE CLAMA CADA VEZ MAIS POR JUSTIÇA, ATRAVÉS DE PUNIÇÕES MAIS RIGOROSAS.

 

COM O FREQUENTE USO DE REDES SOCIAIS, AS NOTÍCIAS SE ESPALHAM COM MAIS FACILIDADE E, CASOS DE MAUS TRATOS VEM SIDO REVELADOS À PÚBLICO COM MAIS FACILIDADE, EMERGINDO AINDA MAIS A REVOLTA DE QUEM SE SENSIBILIZA COM ESTES CASOS.

 

COMO O DIREITO DEVE ACOMPANHAR AS NOVAS DEMANDAS DA SOCIEDADE, HÁ UMA TENDÊNCIA EM SE PREVER PENAS MAIS SEVERAS À QUEM COMETE ESTE TIPO DE CRIME.

 

CONTUDO, A SOCIEDADE VEM DEMANDANDO NÃO SÓ PUNIÇÕES MAIS SEVERAS A AGRESSORES, COMO TAMBÉM O RECONHECIMENTO DE MAIS DIREITO AOS ANIMAIS.

VISANDO SUPRIR ESTA DEMANDA É QUE VEM SENDO CRIADAS NOVAS REGRAS QUE OBJETIVAM O BEM ESTAR DOS ANIMAIS.

 

EM RAZÃO DESTA DEMANDA É QUE NO DISTRITO FEDERAL FOI SANCIONADA A LEI 6.787/2021 QUE PROÍBE O ACORRENTAMENTO DE ANIMAIS, DE FORMA QUE LHES PREJUDIQUE O BEM ESTAR OU À SAÚDE.

 

DISPÕE O ARTIGO 1° DA LEI QUE “É VEDADO, NO DISTRITO FEDERAL, MANTER ANIMAIS PRESOS EM CORRENTES OU ASSEMELHADOS QUE PREJUDIQUEM SUA SAÚDE E SEU BEM-ESTAR”.O ACORRENTAMENTO, QUE NÃO CAUSE MAL ESTAR OU PREJUDIQUE A SAÚDE DOS ANIMAIS, OBVIAMENTE, É PERMITIDO, NOTADAMENTE EM SITUAÇÕES NECESSÁRIAS A GARANTIR A SEGURANÇA DE TERCEIROS OU DO PRÓPRIO ANIMAL.

 

CONTUDO, MANTER O ANIMAL ACORRENTADO, PRESO, SEM NECESSIDADE, CAUSANDO-LHE MAL-ESTAR O ATÉ PREJUDICANDO-LHE A SAÚDE É PROIBIDO NO DISTRITO FEDERAL, COM POSSIBILIDADE DE O AUTOR DO FATO ESTAR PASSÍVEL DE PENA DE RECLUSÃO DE DOIS A CINCO ANOS, ALÉM DE MULTA E A PROIBIÇÃO DE GUARDA.

 

NO DISTRITO FEDERAL, OUTRAS LEIS PIONEIRAS EM DEFESA DOS ANIMAIS TAMBÉM JÁ FORAM SANCIONADAS, COMO POR EXEMPLO A LEI 6.845/2021, QUE PROÍBE A REALIZAÇÃO DE TATUAGENS EM ANIMAIS. TAL LEI FOI NECESSÁRIA, POIS ALGUNS TUTORES HAVIAM POR BEM REALIZAR TATUAGENS NA PELE DE SEUS ANIMAIS, ATO QUE PODE CAUSAR DOR E SOFRIMENTO AOS MESMOS.

 

APESAR DESSAS DUAS REGRAS SEREM VÁLIDAS APENAS NO DISTRITO FEDERAL, FATO É QUE A SOCIEDADE VEM CLAMANDO NÃO SÓ POR PENAS MAIS SEVERAS À QUEM CAUSA MAUS TRATOS A ANIMAIS, MAS EM RECONHECER QUE É DIREITO DESTES UMA VIDA SAUDÁVEL E COM BEM ESTAR, GARANTINDO-LHES NOVOS DIREITOS.

Fonte - area14.com.br

NOTICIAS RELACIONADAS VER TODAS AS NOTICIAS

noticia
DOIS CÓRREGOS: MULHER JOGA ÁGUA
Uma mulher está sendo acusada de jogar água fervendo no próprio marido na cidade de  Dois Córregos.   O caso aconteceu segunda-feira (18), no Jardim Arco Íris.   Os envolvidos contaram duas versões diferentes sobre o ocorrido.   Segundo o registro policial, o desentendimento entre o casal teve início porque o homem teria chegado a casa pela manhã, fato que desagrado...
  Publicado em 20/10/2021 as 11:21   ler noticia

noticia
ENCONTRO REÚNE 33 ADESTRADORES E 11 CÃES NA PENITENCIÁRIA II DE AVARÉ
Com objetivo de padronizar o trabalho realizado nos canis, a Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Noroeste (CRN) promoveu, no dia 21 de setembro, o 3º Encontro Cinotécnico da CRN.   Realizado no canil da Penitenciária II “Nelson Marcondes do Amaral” de Avaré, o evento contou com a participação de 33 adestradores e 11 cães das raças pastor alemão e bel...
  Publicado em 20/10/2021 as 10:40   ler noticia

noticia
DEFESA CIVIL DE TAQUARITUBA ATUA EM ACIDENTE ENVOLVENDO CAMINHÃO NA RODOVIA VICINAL ORVALINO MARCELINO DA COSTA
Nesta terça-feira (19), a equipe da Defesa Civil foi acionada para atender uma ocorrência de trânsito. Um caminhão prancha carregado com uma plantadeira que seguia de Tejupá sentido Taquarituba tombou na rodovia vicinal Orvalino Marcelino da Costa, próximo às instalações do frigorífico.   Conforme informações da Defesa Civil, os três ocupantes sofreram ...
  Publicado em 19/10/2021 as 21:01   ler noticia

noticia
POLÍCIA MILITAR FRUSTRA FUGA DESESPERADA DE HOMEM QUE TRANSITAVA COM CARRO ROUBADO EM TAQUARITUBA
Na madrugada do dia 18, uma equipe policial-militar realizava patrulhamento pela área central de Taquarituba quando percebeu que o condutor de um veículo Nissan Kicks, ao avistar a viatura, demonstrou nervosismo motivando uma abordagem. Ao ser dado ordem de parada, o condutor desobedeceu e foi iniciado um acompanhamento pelas ruas e bairros da cidade. Os policiais conseguiram observar que condutor tratava-se de indivíduo j&...
  Publicado em 18/10/2021 as 20:50   ler noticia

noticia
POLÍCIA MILITAR REANIMA BEBÊ ENGASGADO, EM PIRAJU.
Nesta manhã de sábado, (16), policiais militares realizam patrulhamento na Vila Tibiriçá em Piraju, quando foram abordados por uma mulher de 32 anos que estava desesperada com uma criança nos braços, pedindo por socorro.   A mulher entregou a criança para um dos policiais relatando que sua bebê de 42 dias havia engasgado e não estava respirando. Rapidamente, o policial avaliou a...
  Publicado em 18/10/2021 as 15:51   ler noticia


MAIS NOTICIAS
 
























































Diretor responsável: Orlando Chamorro orlando.chamorro@hotmail.com
Todos os direitos são reservados ao Informativo Virtual . Ano 2011 - 2021
Taquarituba S.P
Desenvolvido por
GEWEBDEV
geliano15@gmail.com